Notícias

Pessoa idosa testou positivo para Covid-19 O que fazer?


O Brasil enfrenta a terceira onda de casos de Covid-19 e mesmo as pessoas idosas com esquema vacinal completo podem eventualmente ser infectadas. O principal objetivo da vacina é evitar as manifestações mais graves da Covid-19.

Neste cenário, algumas dúvidas podem surgir em relação a como proceder caso a pessoa idosa tenha contato com alguém infectado e manifeste sintomas gripais.

Quando essa situação ocorrer, deve-se procurar orientação médica. Idosos frágeis requerem maior atenção devido à probabilidade de manifestar uma maior gravidade. É preciso iniciar o isolamento para evitar a transmissão para outras pessoas.

Os sinais de alerta para maior gravidade são a dificuldade respiratória, redução da saturação de oxigênio pelo oxímetro, cansaço intenso, febre persistente e a redução do nível de consciência.

Essas orientações também podem ser seguidas para pessoas idosas com H3N2 (Influenza).



VACINAS SALVAM VIDAS! Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, as mortes por Covid-19 ocorreram 15 vezes mais na população idosa não imunizada.

Os óbitos em pessoas idosas com esquema vacinal completo (duas doses + reforço) representam 1,31 por cem mil habitantes. Já em idosos sem imunização o número sobe para 19,51 mortes por cem mil habitantes.

Vacine-se contra a Covid-19, mantenha o uso de máscaras e a higienização das mãos e evite aglomerações. Procure um médico em caso de sintomas!

Fonte: https://sbgg.org.br


Compartilhe:

2024 © Portal Idoso - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital