Notícias

Mitos sobre o envelhecimento


Além de se tratar de algo inerente ao ser humano, o envelhecimento é um processo absolutamente diverso. Cada indivíduo vivenciará esta fase da vida por meio de trajetórias e experiências distintas.

Por esse motivo, não é possível generalizar a velhice utilizando-se de termos e crenças que enfatizam estereótipos negativos, que não representam todas as formas de se envelhecer.

A cada dia nos deparamos com exemplos concretos de que ter saúde, ser ativo e produtivo são características que podem fazer parte do envelhecimento. Portanto, reflita e busque quebrar esses paradigmas ultrapassados.



Vamos juntos construir uma visão mais otimista e verdadeira para o envelhecimento que queremos para todos!

Mito: Quanto mais velho, menor a necessidade de sono

Com o envelhecimento, algumas pessoas podem ter mais dificuldade em iniciar ou manter o sono. Um equívoco comum é pensar que o sono precisa necessariamente reduzir com a idade. Pessoas idosas precisam da mesma quantidade de sono que adultos – 7 a 9 horas por noite. O sono adequado traz inúmeros benefícios para a saúde!

Mito: Nesta fase não é preciso se exercitar

O sedentarismo é perigoso em qualquer idade. Para pessoas idosas, manter uma prática de atividade física regular é ainda mais importante. Previne doenças crônicas, quedas e fraturas, auxilia no tratamento da depressão, preserva a vitalidade, além de muitos outros benefícios. É um dos principais pilares para o envelhecimento saudável!

Mito: Pessoa idosa são sempre são deprimidos

A depressão é uma doença que atinge pessoas de diferentes idades. Por isso, nem toda pessoa idosa apresentará sintomas depressivos, inclusive muitos indivíduos mostram-se bastante otimistas e resilientes nesta fase de vida. A idade avançada traz inúmeros fatores de risco que aumentam a probabilidade da doença se desenvolver, como a solidão, as perdas, a limitação causada pelas doenças. Porém, esta não é uma condição inerente à idade.

Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia


Compartilhe:

2024 © Portal Idoso - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital