Dicas

Cartão de Estacionamento para Idoso


 

A Prefeitura do Rio de Janeiro, disponibiliza eu seu site, a possibilidade de solicitar o Cartão de estacionamento para idosos. ( Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos), para utilização gratuita nas vagas demarcadas em logradouros públicos.

O prazo de espera é de 10 dias.

O Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idoso pode ser usado em qualquer veículo, desde que utilizado pelo idoso.

A validade é de 5 anos, devendo ser requerido novo cartão após esse prazo, mediante o preenchimento de requerimento padrão e apresentação do cartão vencido/a vencer.

O requerente poderá solicitar 2ª via do Cartão de Gratuidade de Estacionamento para Idosos, quando comprovada a perda, roubo ou danificação da via original.

Em vagas de estacionamento reservadas para idoso em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo, o beneficiário estará isento de pagamento. Em shoppings ou quaisquer outros estabelecimentos privados, o cartão dá direito às vagas preferenciais, mas não isenta o usuário de pagamento.

Cada CPF só pode emitir um cartão de estacionamento para idoso.Todos os cartões terão um QR Code – código que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera fotográfica. O QR Code garante ainda mais transparência ao processo e possibilidades de controle, pois qualquer cidadão poderá escanear o código do cartão e agir como um fiscal do serviço.

Como utilizar o cartão: colocar sobre o painel do carro, no vidro dianteiro do veículo, nas vagas de estacionamento sinalizadas para idosos:em logradouros públicos, no Sistema Rio Rotativo; nos estacionamentos públicos fechados, com controle de entrada e saída de veículos; em áreas de estacionamento das edificações privadas de uso coletivo.

O que este serviço não cobre

Cartão de gratuidade de estacionamento para pessoas com menos de 60 (sessenta) anos.

Quero fazer meu cartão – Acessar site da prefeitura 


Compartilhe:

2021 © Portal Idoso - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Otmiza Agência Digital